Para ser grande, sê inteiro:
nada teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.
Põe quanto és no mínimo que fazes.
Assim, em cada lago a lua toda brilha,
porque alta vive.
Fernando Pessoa
Desde o início deste blog, foram 43 posts, distribuídos ao longo de 152 dias, o que dá 1 post a cada 3,53 dias. Analisando o tempo médio entre um post e outro temos 3,62 dias.
Mas todo este papo é, agora, inútil, afinal, o último post tem, neste momento, apenas segundos de existência.
susto. acho que ela teve essa impressão minha quando entrou no escritório. pelo menos foi mais ou menos com um pequeno sobressalto felino que ela me percebeu. os olhos dela pararam em mim como de um pequeno mamífero encurralado.
estranho como me lembro nitidamente deste episódio. aquela pequena sala, não lembro a cor das paredes, mas a vibração era de um cinza cimento, cinza concreto. acho que reconstruí a sala na minha mente de acordo com a imagem que faço dela.
não sei, isso é confuso. tenho certeza de que havia um ventilador grande, velho e empoeirado. e que o ventilador estava desligado.
atrás de mim, certamente havia uma janela, que me iluminou à frente dela como se eu fosse uma aparição. isso certamente a impressionou. lembro dela ter fechado a janela ao sairmos.
será que lembro ou construí isso em cima de alguma outra coisa ? naquele dia eu dei um passo dentro de um mundo do qual eu ansiava fazer parte. e do qual, meses depois, me desligaria.
mas que diabos isso tem a ver com o sapo boi que coaxa dentro do meu estômago?
Domingo, ressaca. Banho. Acabou o sabonete. Olho debaixo da pia. Suspiro de Morango.
Vejo sobre a pia. Pêssego, Figo, Cacau + Frutas Vermelhas… Cozinha, Banheiro ?
Não há duvida: Pêssego, sabonete hidratante.
Confuso e resignado volto ao chuveiro.
Busco pelo Shampoo. Girassol + Arroz: Condicionador. Maracujá: sabonete esfoliante. Castanha do Pará com mel: condicionador intensivo. Com granola deve ficar bom…
Finalmente, Amora + Sândalo: Shampoo Força… Tem também a opção Sem Sal…
Fica a dúvida: hidratante corporal de iogurte de limão cura ressaca ?
Enquanto isso, há fome no mundo…
O caminho trará recompensas e desculpas para a acomodação, sempre. Kasparov ganhou torneios regionais de xadrez antes de se tornar campeão mundial. Poderia parar por aí. Ele foi estimulado para o xadrez por seus pais, mas é interessante como, às vezes, certas obsessões podem ser transpostas, como Rainer Brockerhoff, desenvolvedor de software para Mac, que confessa ter herdado a mania de “de polir e aperfeiçoar ao máximo os … produtos” dos seus ancestrais marceneiros.
Dificuldades e barreiras intransponíveis também não vão faltar. Ilusões:
Não sabendo que era impossível, foi lá e fez.
Jean Cocteau
Campeão absoluto nas artes da superação e busca frenética pelo sublime nos mais diversos campos é o pianista João Carlos Martins. Pianista renomado, atormentado por acidentes e doenças nas suas mãos, pára, destaca-se no mercado financeiro, volta, pára de novo e assim até hoje, quando inicia uma nova carreira, como regente, tendo o status de “idoso” e quando seus discos de ouro certamente lhe garantem a aposentadoria.
O video abaixo é do excelente documentário A paixão segundo Martins. Assista, e depois, mude o mundo, ou pelo menos o seu. Movimente-se.
Hino Nacional – por João Carlos Martins – Documentário Die Martins-Passion |
E além disto, parece que as praias não são de se jogar fora.
O que pode haver em um caminho que o permita transformar as pessoas ?
Quando Colombo deixou o porto de Palos e chegou ao novo mundo, sacramentou a impossibilidade do ser humano ir a qualquer parte por si só.
Ao juntar o mundo, Colombo quebrou a sua continuidade. Definiu Velho e Novo Mundos. Dois em um único planeta. Para atravessar de um mundo a outro eram, e pode-se dizer que ainda são necessárias imensas naus, ou naves, como queiram.
Quando entramos nessas naus, carros, aviões, entre outras, sumimos num ponto e aparecemos em outro sem entender o ser um só, sendo vários. Perdemos parte importante do processo.
Assim, um caminho é capaz de juntar novamento o mundo, torná-lo uno. Mostrar-nos que o mundo de Santo Amaro é o mesmo que o mundo de Conceição da Feira, o mundo do Catete é o mesmo que o mundo de Ipanema, que o mundo de França é o mesmo que o mundo de Espanha.
Este é o valor de Amir Klink remar o oceano. Costurando novamente Velho Mundo e Novo Mundo.
Este é o valor do Vagar, que reconstroi o único meio de transporte não nave, o único meio de transporte que não permite a alienação do caminho, cujo o meio é tão fim quanto a chegada : O Andar.
Mas nem só de meios vivem os fins. Quem Vaga desloca-se ou apenas movimenta-se. E para deslocar-se é necessário movimento e fim.
Originalmente publicado em 07/08/1999 19:06, Aqui.
Mas este videozinho (tem apenas 3 minutos) é ótimo para falar do TED Talks, uma excelente dica de Camilo. Também é mais próximo da temática deste blog, enquanto as demais apresentações são um pouco mais tecnológicas. Confiram.
|